Escalas nos Cruzeiros de Verão

Conheça as escalas do Verão 2018/2019!

A temporada dos cruzeiros na costa brasileira começa daqui 1 mes  e com ela a dúvida que roteiro escolher..

Vou relacionar aqui as escalas e seus portos e as características de cada uma para vocês terem uma ideia do que esperar.

É bom começar explicando que existem 2 tipos de escalas: a que o navio atraca no porto e a que o navio não atraca ( ver post Escalas onde será necessário o uso de Tenders (barcos) ), ou seja , por questões de infraestrutura da cidade, o navio fica parado perto de um pier ou atracadouro e os passageiros deverão tomar um Tender ( que são os botes salva-vidas) para chegar até a cidade.

Eu pessoalmente prefiro as escalas onde o navio atraca no porto , pois  é mais prático e não é preciso esperar os tenders para ir e voltar .

Vou começar pelas escalas onde o navio atraca:

Salvador:

A chegada em Salvador é sempre linda, começa a ver a cidade ao longe , depois vemos se aproximando o Farol da Barra , a cidade baixa, até chegarmos ao porto.

O porto de Salvador está localizado no centro da cidade, pode-se chegar ao famoso Mercado Modelo caminhando por 10 -15 minutos. Sempre prestando atenção a sua volta , por causa dos aproveitadores batedores de carteira  ou algo mais.

A estrutura do porto é boa com algumas lojinhas de souvenirs , lanchonete e banheiros.

Os  guias turísticos oficiais e aproveitadores ficam na calçada oferecendo todo tipo de passeio. Atenção.

Ilhéus

O porto de Ilhéus é bem simples, aliás não passa de alguns galpões de armazéns. Fica distante do centro. Será necessária uma condução até chegar ao famoso Bar Vesúvio e outras atrações.

Vitória

A capital do Espírito Santo não é muito visitada por navios de cruzeiros pois não permite a atracação de navios de grande porte ( como os da Costa e MSC)  mas alguns da Pullman podem atracar.

A chegada por navio é muito interessante, o navio vem por um canal estreito onde vemos de um lado a cidade de Vitóra e do outro a cidade de Vila Velha. O navio passa por baixo da ponte que liga estas duas cidades.

O Porto é movimentado com cargueiros, e é localizado no centro da cidade permitindo andar a pé nas redondezas ( com cuidado) . Para visitar as atrações turísticas é melhor pegar um táxi.

Rio de Janeiro

A chegada e a saída do Rio é uma emoção, talvez seja a cidade mais impressionante vista do mar. Todas aquelas montanhas , o Corcovado, Pão de Açúcar. Como os cruzeiros  chegam ao Rio bem cedo, vale a pena acordar cedo e testemunhar esta beleza.

O porto do Rio foi remodelado para as Olimpíadas, talvez tenha sido o único legado verdadeiro para a cidade.

Ele está no centro da cidade, praticamente ao lado dos museus novos ( do Amanhã, Arte Moderna, Aquário) .

Pode-se tomar o VLT ( veículo leve sobre trilhos ) e ir até a confeitaria Colombo por exemplo.

Santos

É o maior porto da América do Sul em volume de carga e extensão.

O Terminal de passageiros ( Concais) é grande , com uma razoável estrutura de cafés de lojas de souvenirs . Nos dias de embarque e desembarque tem que ter paciência , pois a confusão é grande. Está situado longe das principais atrações da cidade. Será necessário pegar um taxi para visitar as praias, museu do Pelé e a Bolsa do Café ( que mostra como era comercializado o café nos anos 20 ).

A saída de Santos é muito bonita , o navio passa pelo canal que separa as cidades de Santos e Guarujá e depois pode-se ver uma bela vista da cidade.

Montevidéu

O porto de Montevidéu é bem agradável, pois o navio atraca bem no centro antigo da cidade , ou seja , caminhando 5 minutos já chega ao mercado do porto com restaurantes muito bons , onde se pode comer um ótimo churrasco. Logo a seguir ficam ruazinhas com um comercio interessante.  Se tiver disposição é seguir em frente caminhando pelo centro antigo até a praça da Independência ( será uma boa caminhada) . Recomendo seguir o mapa que é distribuído bem na saída do porto pelo escritório de turismo do Uruguai.

Buenos Aires

A navegação até Buenos Aires é tranquila pois o navio navega aproximadamente umas 12 horas pelo rio da Prata até chegar à cidade.

O porto de Buenos Aires é grande e bem movimentado de navios de carga. Porisso geralmente os navios de cruzeiros atracam longe do local de recepção de passageiros , obrigando sempre a tomar um transfer ( onibus) de ida e volta , o que é sempre um inconveniente.

Existe uma estrutura boa de recepção de passageiros , um galpão grande com lojas de suvenires, casa de cambio e lanchonete. Na saída do galpão  estarão dezenas de motoristas de táxi oferecendo Tours para a cidade.

Apesar de  estar a menos de 2 quilômetros da famosa Calle Florida e Porto Madero, recomendo ir de táxi , por questão de segurança.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *