Que roupa eu devo usar num cruzeiro?

Volto ao tema porque sempre surgem dúvidas a respeito.

A MSC publicou no Programa diário um resumo dos trajes que achei muito prático:

Vale lembrar as regras (nem sempre obedecidas..):  Regatas, trajes de banho( muito menos molhados…) , roupões, pés descalços não são permitidos nos restaurantes nem no Buffets.  Bermudas ( com camiseta)  são permitidos apenas nos buffets.

Neste programa sempre informa o tipo de traje a ser usado à noite:

Os cruzeiros estão muito mais casuais que no passado, a imagem de festas com smoking e vestidos longos são restritos linhas de luxo ou festas muito específicas.

Mas entendo que para muitas senhoras um cruzeiro é a oportunidade perfeita para usar roupas mais vistosas com muito brilho e glamour. Vale o bom senso para não exceder o número de malas, afinal com as companhias aéreas cobrando taxas extras para bagagem com excesso de peso, é importante calcular exatamente o que levar na bagagem.

Para fazer isso, você precisa ter claro que tipo de roupa e acessórios você vai precisar senão voce levará armário inteiro …

Se você está se perguntando o que levar no seu próximo cruzeiro, aqui estão nossas dicas:

O guarda-roupa feminino

Os shorts curtos e camisetas/tops : para ir para piscina ou na academia de ginastica. Você pode esticá-lo usando eles para almoçar no buffet  … mas é isso. Os trajes de banho são limitados e devem ser usados ​​apenas na piscina. No interior do navio durante a navegação são boas apostas: saídas de praia, bermudas, calças,jeans, saias casuais e vestido leves.

Quando o navio faz escala as regras do gosto variam, se você estiver indo para uma excursão para praia a roupa trajes de banho serão óbvios. Se você estiver indo para a cidade, algo casual. Lembre–se de alguma blusa de manga , pois nos ônibus de excursão o ar condicionado sempre é forte.

Noites:Normalmente, em viagens de sete noites, você pode contar com duas noites formais, algumas noites casuais e entre uma e quatro ocasiões semi formais. Cada noite tem um tema, que é comunicado no jornal de bordo diário. É divertido seguir o tema , mas não obrigatório. A noite de Branco está presente em todos os cruzeiros. Assim como a noite de roupa florida. Tem também as festas temáticas, anos 60, anos 70, etc.

Para todas, exceto a mais formal das noites (mesmo nos navios mais sofisticados),um casual  chic é recomendado.

O guarda-roupa masculino

Em cruzeiro no verão,  considere shorts/bermudas e camisetas para  piscina e academias e atividades outdoor.  Jeans ou calças caquis/camisetas  vão para todos os lugares.

Atenção : fora do Brasil, sungas masculinas são restritas para natação, é engraçados os gringos ( e gringas ) ficarem olhando meio de lado os brasileiros que quase sempre usam sunga. Na dúvida leve também uma bermuda d’água ( tipo surfista) .

 Para noite, camisa manga comprida e calça tipo caqui vai bem, vale também uma camisa de polo .Você pode usar esse tipo de roupa quase em qualquer lugar, exceto jantar na noite formal.

Atenção: Nos cruzeiros brasileiros, já vi gente de havaianas e camiseta regata nos salões a noite, posso ser tradicional, mas acho isso uma falta de consideração com os outros passageiros. Quer andar assim, fique na cabine ou nos decks da piscina.

Noites:  Em determinadas companhias de  cruzeiros de luxo na Europa, Caribe e Asia, não será exagero voce ver pessoas de smoking nas noites de gala. Por isso nesses navios , você pode até alugar smokings a bordo. De toda forma, recomendamos que você coloque na mala pelo menos um terno e gravata porque alguns restaurantes alternativos a bordo são tão elegantes que você realmente se sentirá fora de lugar se não estiver bem vestido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *